Seguro vida e Previdência
O seguro de vida é um produto financeiro que pode trazer diferentes benefícios. Isso porque ele oferece uma indenização ao segurado ou aos seus beneficiários em casos de sinistros que impactem a obtenção de renda.
Assim, o seguro de vida serve para garantir o pagamento de uma quantia previamente contratada diante de situações imprevistas e que podem afetar a sua vida financeira. A ideia é que você e os beneficiários escolhidos tenham mais proteção diante de adversidades
Coberturas variadas
Ao contratar um seguro de vida, você poderá aproveitar diversas coberturas, considerando as situações distintas que geram riscos no dia a dia. Por exemplo, a cobertura mais comum envolve a ocorrência de morte natural, acidental ou por doença.
Assim, os principais casos de falecimento estarão contemplados, garantindo o pagamento do capital segurado para os seus beneficiários.
Também é possível escolher outras coberturas de acordo com suas necessidades e preferências, o que torna o seguro mais adequado para a sua realidade.
Algumas coberturas que podem ser incluídas na apólice são doenças graves ou invalidez total por acidente.
Outro aspecto para considerar sobre o seguro de vida é que o cliente define qual será o capital segurado. Assim, você pode determinar o quanto seus beneficiários receberão em caso de sinistro, de acordo com o que faz sentido para sua realidade e a proteção desejada.
Por exemplo, como o capital segurado interfere no prêmio pago à seguradora, a definição do montante também deve considerar o que você pode pagar mensalmente. A ideia é encontrar o custo-benefício que lhe atenda da melhor forma.
Essa flexibilidade para definir o capital segurado é essencial porque pessoas e famílias diferentes têm necessidades e possibilidades financeiras distintas. Logo, você pode fazer com que a sua apólice atenda às condições desejadas.
Capital segurado adequado às suas necessidades
Facilidade para definir os beneficiários
Outra vantagem do seguro de vida é a facilidade que você tem para definir os beneficiários. Eles são as pessoas que receberão o capital segurado em caso de sinistro. No seguro de vida com cobertura por morte, por exemplo, o recebimento ocorre diante do falecimento do segurado.
Na hora de definir os beneficiários, você não precisa se limitar aos herdeiros legais, como cônjuge ou filhos. É possível direcionar o seguro de vida para outras pessoas, de acordo com os seus objetivos. Em todos os casos, é necessário que exista um vínculo de dependência financeira. Também é simples alterar esses cadastro, incluindo ou retirando nomes.
Também é válido destacar que o seguro de vida é útil para o planejamento sucessório. Por meio dele, você tem uma ajuda relevante para definir como os recursos serão distribuídos entre os herdeiros, de acordo com os seus interesses.
Nesse sentido, um dos pontos mais importantes é o fato de o seguro de vida não fazer parte do inventário. Logo, esse montante não precisará ser incluído em todo o processo de partilha de bens — o que garante uma liberação mais rápida dos recursos.
Assim, seus beneficiários não precisarão aguardar meses ou anos para receber o montante em questão.
Ademais, o seguro de vida é isento de Imposto de Renda (IR) e de Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação (ITCMD). Com isso, há um menor impacto tributário sobre os recursos, além do pagamento simplificado para os beneficiários.
Ajuda no planejamento sucessório
Mais tranquilidade para você e seus entes queridos
Um dos maiores benefícios do seguro de vida está relacionado a questões como tranquilidade, proteção e planejamento — e isso merece atenção especial.
Essa vantagem existe porque você tem a certeza de que seus beneficiários estarão financeiramente amparados em caso de falecimento. Pense, por exemplo, em quem é o principal provedor da casa, mas não tem um seguro de vida.
Se ocorrer um acidente que leve ao falecimento dessa pessoa, a família ficará sem apoio financeiro, já que a principal renda deixará de existir. Já ao ter um seguro de vida, os beneficiários receberão o capital segurado e, com isso, poderão superar os desafios com mais equilíbrio nas finanças.